Contabilidade

 

Primavera Financeira – Contabilidade

Tesouraria:

Dispondo de mecanismos altamente produtivos para a introdução de documentos, tratamento do IVA e apuramentos, este módulo cobre todas as necessidades legais e fiscais. Modelo 22, declaração anual e respectivos anexos, demonstrações económico-financeiras periódicas e de final de exercício, demonstrações de fluxo de caixa e funções, são apenas algumas das funcionalidades do produto.

Permite também responder às necessidades de empresas cujo ano civil é diferente do ano contabilístico, bem como às necessidades de filiais de multinacionais, uma vez que permite expressar a contabilidade em qualquer moeda e segundo planos de conta alternativos. A possibilidade de alterar em cada exercício todos os planos traz uma flexibilidade acrescida a toda a solução, permitindo ainda o cumprimento das directivas internacionais mais exigentes, nomeadamente as NIC (IAS/IFRS) que vão entrar em vigor no início de 2010.

Graças aos documentos legais e de Gestão, poderá criar de uma forma fácil e flexível, relatórios de gestão dinâmicos, tirando partido do melhor da integração com o Office.

Introdução de movimentos

  1. Introdução de movimentos orientada ao documento a partir da Financeira ou da Analítica, guiada com base em lançamentos pré-definidos por tipo de documento ou modelos de lançamento.
  2. Cálculo e processamento automático do IVA e do Imposto de Selo.
  3. Reflexões automáticas da Financeira para a Analítica e vice-versa.
  4. Repartição de valores para Centros de Custo e Funções, através de
  5. Chaves de Repartição associadas à conta a movimentar.
  6. Sistema de validação das reflexões configuradas (IVA, Selo, Centros de Custo, Funções e Analítica).
  7. Registo das retenções na fonte, liquidação de movimentos pendentes e integração de aquisições e alienações com o Imobilizado.
  8. Gestão dos planos por exercício.
  9. Apuramento de Diferenças Cambiais.
  10. Centros de Custo
  11. Definição dos Centros de Custo, como um plano hierárquico, e das Chaves de Repartição;
  12. Pré-associação entre Conta e Chave de Repartição.
  13. Possibilidade de definir a percentagem de custos fixos por conta;
  14. Redistribuição dos custos no momento da introdução.
  15. Análise resumida ou detalhada por Centro de Custo.
  16. Balancetes de Centros de Custo.
  17. Contabilidade orçamental
  18. Orçamentação a diversos níveis: sobre as contas da Financeira, da
  19. Analítica ou por Centros de Custo.
  20. Possibilidade de criar um número ilimitado de orçamentos por exercício, para centros de custo.
  21. Atribuição dos valores orçados segundo múltiplos critérios: mês a mês, distribuição automática de um valor pelos doze meses, orçamentação em função dos valores do ano anterior, etc…
  22. Reflexão automática do orçamento para as contas da Analítica.
  23. Repartição automática do orçamento por Centros de Custo.
  24. Análises orçamentais de desvios Mensais, Trimestrais e Anuais.
  25. Demonstrações económico-financeiras
  26. Balanço Sintético e Analítico.
  27. Demonstração dos Resultados por Natureza (Sintética ou Analítica).
  28. Demonstração dos Resultados por Funções.
  29. Anexo ao balanço e demonstração de resultados.
  30. Demonstração de Fluxos de Caixa.
  31. Inventário Balanço.
  32. Demonstração das origens e da aplicação de fundos.
  33. Preparação e Emissão dos Livros Selados.
  34. Mapas e funções de gestão
  35. Análise e Simulação de Resultados.
  36. Rácios de gestão.
  37. Ponto crítico das vendas, Previsão de vendas.
  38. Balanços comparados.
  39. Demonstração dos resultados comparados.
  40. Análises de desvios.
  41. Análises de Exploração.
  42. Outras consultas operacionais
  43. Extractos múltiplos.
  44. Balancetes Razão, Analíticos, IVA e Selo.
  45. Acumulados.
  46. Extractos de liquidação de pendentes.
  47. Extractos de Retenções na Fonte.
  48. Diagnósticos de IVA e Selo.

Movimentos Diferidos

  1. Integração de documentos na contabilidade dos módulos de Vendas, Compras, Inventario, Tesouraria, Recursos Humanos, Gestão de Imobilizado.
  2. Para a Gestão de Imobilizado, podem ser integrados: amortizações, reavaliações, alienações e abates.
  3. Ligação duodecimal ou anual.

Outras características

    • Multi-empresa, sem limites impostos pelo produto.
    • Ano Contabilístico diferente de Ano Civil.
    • Plano de Contas em múltiplos idiomas.
    • Apuramento automático dos Resultados (configurável).
    • Introdução de documentos contínua no tempo, com sistema de bloqueio de dados.
    • Criação automática de documento de abertura.
    • Conferência de movimentos.
    • Gestão de Retenções na Fonte.
    • Gestão de Liquidação de Pendentes.