Contabilidade Não Organizada

 

Primavera Financeira – Contabilidade Não Organizada

Introdução:

O módulo de Contabilidade Não Organizada (CNO) destina-se a sujeitos passivos no âmbito da Categoria B – Profissionais Liberais, Pequenos Retalhistas e Empresas em Nome Individual – que não sejam obrigadas a possuir Contabilidade Organizada, permitindo efectuar toda a gestão contabilística destas entidades.

Este módulo tem ainda como destinatários os Gabinetes de Contabilidade que disponibilizem serviços de gestão contabilística a estas empresas, possibilitando, aos que utilizam a solução PRIMAVERA, tratar da Contabilidade Não Organizada e Organizada num ambiente único.

O módulo permite efectuar o registo de movimentos no âmbito das actividades da Categoria B, bem como criar mapas e relatórios, e proceder ao preenchimento e entrega das Declarações Fiscais associadas.

Principais funcionalidades

  1. Multi-empresa e multi-posto.
  2. Base de dados única, multi-exercício, que permite realizar a gestão da informação em contínuo, ao longo dos anos, independentemente dos períodos contabilísticos.
  3. Gestão de Inventário.
  4. Orçamentação e análise de desvios: orçamentos mensais, por rubrica, e análises de desvios.
  5. Disponibilização “out-of-the-box” de todas as configurações necessárias ao cumprimento das obrigações legais e fiscais.
  6. Disponibilização de dois planos de contas, um numérico e outro alfanumérico. O plano numérico foi pensado para os Gabinetes de Contabilidade, no sentido de manter uma maior harmonização com o plano geral, presente na Contabilidade Organizada.
  7. Gestão de recebimentos e retenções na fonte no momento do registo das vendas.
  8. Possibilidade de lançar movimentos em vários livros num só documento.
  9. Gestão dos valores recebidos e a receber.
  10. Tratamento das retenções na fonte integrada nos recebimentos.
  11. Controlo das existências iniciais e finais e respectiva contabilização automática.
  12. Disponibilização de um conjunto alargado de análises de gestão, nomeadamente:
  13. Simulação de Resultados, com possibilidade de comparar dois anos;
  14. Previsão de vendas. Controlo de vendas em função das compras realizadas (margens das vendas face às compras ou vice versa);
  15. Controlo das vendas efectuadas face às compras, pelas respectivas taxas de IVA.
  16. Emissão dos livros de registo obrigatórios.
  17. Impressão e produção do ficheiro magnético das Declarações Periódicas do IVA (incluindo anexos dos Açores e Madeira).
  18. Tratamento do IVA para Pequenos Retalhistas (Artº 60 a 68 do CIVA).
  19. Registo nos livros e apuramento do IVA para as entidades abrangidas por este regime. Emissão dos modelos mensal e anual do IVA.
  20. Emissão do Anexo B do Modelo 3, e respectivo ficheiro magnético (Declaração de Rendimentos de IRS).
  21. IES – Informação Empresarial Simplificada: Emissão dos anexos L, O e P da IES e respectivo magnético.
  22. Suporte à emissão e geração do magnético relativo do Modelo 10.

Outras funcionalidades:

  1. Conferência de movimentos;
  2. Tratamento do imposto de selo.