Projectos & Serviços
Primavera Executive – Projectos e Serviços
Características
A implementação de projectos ou obras que envolvam materiais, serviços ou equipamentos ao longo de um determinado período de tempo, implica uma gestão rigorosa dos custos, proveitos e rentabilidade. Este é um factor crítico de competitividade.
No ERP PRIMAVERA está disponível um novo conceito de gestão de projectos. Com esta disponibilização, a oferta da PRIMAVERA BSS para área de Projectos e Serviços foi reorganizada e potenciada através de um módulo cujos principais destinatários são empresas que, por algum motivo, necessitem gerir um processo ao longo do tempo e analisar os seus custos, proveitos e respectiva rentabilidade. Estão incluídas neste cenário, por exemplo, as empresas dos subsectores da Construção Civil e Obras Públicas.
Um projecto é um elemento centralizador de operações, ou seja, a cada projecto podem-se associar movimentos tais como:
- Documentos de venda (encomendas, guias, facturas, etc.);
- Documentos de compra (encomendas a fornecedor, guias de fornecedor, facturas de fornecedor, etc.);
- Documentos internos (folhas de projecto, registos de consumos, propostas, requisições, folhas de obra, etc.);
- Documentos de stock (transferências, entradas, saídas, etc.);
- Documentos de tesouraria (débitos, créditos, adiantamentos, garantias bancárias, etc.).
Sobre este elemento centralizador, cada documento pode participar nos orçamentos de custos, nos custos efectivos, nos orçamentos de proveitos, nos proveitos efectivos, entre outros, de modo a alimentar um painel de custos, proveitos e rentabilidade (previstos e efectivos).
Os projectos têm ainda a possibilidade de seguir um conjunto configurável de estados.
A facturação dos projectos pode ser feita de duas formas:
- Em prestações configuradas no projecto, através de um mecanismo assistido;
- Facturando artigos, serviços ou produtos directamente através do editor de vendas ou através do assistente de facturação.
As entidades que necessitem gerir de uma forma mais profunda uma obra (empreiteiros, fiscalizadores, subempreiteiros, donos de obra, entre outros) continuam a contar com a solução da PRIMAVERA, específica para o sector, que foi amplamente reforçada com novos módulos, novas funcionalidades e mais integração com as áreas administrativa e logística.
Serviços Pós-Venda
Gerir processos de pós-venda implica a existência de uma ferramenta especializada que garanta o correcto tratamento dos processos, possibilite um amplo acompanhamento da sua execução e crie condições para a efectiva gestão da qualidade do processo. A rastreabilidade, a gestão de pendentes, a gestão da execução e do respectivo workflow, a disponibilidade de informação em tempo real, a gestão dos contratos, a integração de todo o processo no núcleo administrativo, entre outros, são apenas alguns dos critérios imprescindíveis para uma efectiva gestão dos processos de pós-venda e suporte técnico.
Profundamente integrado no Sistema de Gestão PRIMAVERA, nomeadamente com a área de Logística, a área de Serviços Pós-Venda PRIMAVERA cobre todas as necessidades das empresas que prestam assistência técnica a equipamentos ou software. De igual forma, empresas com elevado parque de equipamentos e que dispõem de departamentos técnicos, podem usar os Serviços Pós-Venda PRIMAVERA como ferramenta de apoio à gestão do departamento.
A área de Serviços Pós-venda PRIMAVERA permite:
- Registar pedidos de reparação a equipamentos;
- Pedidos de assistência a software;
- Controlar números de série e garantias;
- Emitir e controlar contratos de assistência;
- Gerir agendas dos técnicos;
- Aceder a bases de dados de problemas mais frequentes;
- Facturar peças;
Como é visível, a área de Serviços Pós-Venda do ERP PRIMAVERA inclui um âmbito bastante completo de cenários processuais relacionados com as operações serviços de pós-venda, totalmente integrados com as Vendas, Tesouraria, Inventário, entre outros.
Permitindo criar fichas de equipamentos com identificação singular a partir de documentos de venda emitidos, os Serviços Pós-Venda associam a esses equipamentos diversas informações específicas, tais como, contratos de assistência, moradas de instalação, informação de garantia, dados de compra e venda relacionados, entre outros. Mediante a criação de pedidos de assistência, centralizam-se diversos processos de suporte.
Através de cada pedido de assistência é possível saber a qualquer momento o estado do(s) processo(s) nele contido(s) de modo a, por exemplo, prestar informações ao cliente sobre a situação do seu pedido, independentemente do número de processos em causa.
Todos os processos de pós-venda poderão ser distribuídos pelos técnicos mediante diversos critérios, nomeadamente, o técnico mais experiente no tipo de problema em questão, o técnico historicamente mais rápido, o técnico habitual do cliente ou o técnico que estatisticamente trata mais processos com a mesma prioridade.
As intervenções podem ser realizadas interna ou externamente e a agenda do técnico é gerida pela aplicação de forma integrada com o Microsoft Outlook. No caso das intervenções externas, a aplicação emite um mapa de intervenções no exterior para
acompanhar cada técnico. No caso das intervenções internas, o técnico poderá trabalhar num ambiente aplicacional que garante todos os mecanismos de apoio à resolução e gestão do processo. Desde a consulta inteligente sobre a base de dados de problemas resolvidos que se assume como uma knowledge base, à gestão das prioridades e SLA’s (Service Level Agreement) este ambiente garante toda a informação necessária ao técnico permitindo a gestão de vários processos em simultâneo.
O registo de descrições associadas às intervenções, a inclusão de artigos (peças, serviços, etc.), a associação do processo ao mecanismo de questões frequentes, o registo de tempos reais e imputados ao processo, o registo de quilómetros, entre outros, são alguns exemplos de operações e informações relacionadas com o tratamento de um processo de suporte.
Um vasto conjunto de estatísticas, explorações, análises, alertas e indicadores de gestão, garantem uma série de análises de elevado interesse nomeadamente o acompanhamento rigoroso aos custos e proveitos relacionados com equipamentos, técnicos, contratos e clientes.