Projectos & Serviços Profissional

 

Primavera Profissional – Projectos e Serviços

Caractrísticas

A implementação de projectos ou obras que envolvam materiais, serviços ou equipamentos ao longo de um determinado período de tempo, implica uma gestão rigorosa dos custos, proveitos e rentabilidade. Este é um factor crítico de competitividade.

Projectos

Trata-se de um módulo destinado essencialmente a empresas que, por algum motivo, necessitem de gerir um processo ao longo do tempo e analisar os seus custos, proveitos e respectiva rentabilidade como, por exemplo, as empresas de Construção Civil e Obras Públicas.

Características

  • Informação de projecto (cliente, condições, anexos).
  • Estados do projecto configuráveis.
  • Automatização da transição de estados, permitindo que o sistema actualize, mediante os movimentos efectuados, o estado do projecto.
  • Folha de Projecto, com possibilidade de estimar custos de vários tipos (mão de obra, equipamento, material, despesas).
  • Classificação da movimentação do projecto em todos os módulos da Logística e tesouraria.
  • Classificação dos movimentos na perspectiva do projecto.
  • Análise de rendibilidade e de custos e proveitos em todas as fases do projecto.
  • Utilização da tecnologia dos documentos internos para facilitar o controlo da movimentação do projecto, e garantir flexibilidade entre os vários tipos de movimentos logísticos do projecto (consumos, compras, etc.).
  • Suporte à facturação segundo o modo de facturação do projecto.
  • Apoio à facturação baseada nos consumos efectuados ou por tranches.
  • Registo de consumos detalhados, com informação de recursos associados.
  • Projectos com custos de Pré-venda e Pós-Venda.
  • Análises na perspectiva do cliente, do projecto e da empresa.

Serviços Pós-Venda

Profundamente integrado no Sistema de Gestão PRIMAVERA, nomeadamente com a área de Logística, o produto de Serviços Pós-Venda PRIMAVERA cobre todas as necessidades das empresas que prestam assistência técnica a equipamentos ou software. De igual forma, empresas com elevado parque de equipamentos, e que dispõem de departamentos técnicos, podem usar os Serviços Pós-Venda PRIMAVERA como ferramenta de apoio à gestão do departamento. Através deste produto é possível registar pedidos de reparação a equipamentos; pedidos de assistência a software; controlar números de série e garantias; emitir e controlar contratos de assistência; gerir agendas dos técnicos; aceder a bases de dados de problemas mais frequentes; facturar peças; enfim; dispor de um controlo total da eficiência e rentabilidade do departamento técnico.

Equipamentos

  • Fichas técnicas de equipamentos, contendo informação sobre características, números de série, informação da venda e compra, garantias e condições de manutenção e instalação.
  • Possibilidade de definir fichas de características tipo permite recolher informação específica de cada tipo de equipamento.

Contratos

  • Emissão de contratos integrada com Microsoft Word através de Mail Merge.
  • Controlo de validade global ou por produto (equipamento ou serviço a prestar).
  • Controlo de contratos por período, horas ou incidências.
  • Possibilidade de definir excepções como, por exemplo, minutos ou incidências gratuitas.
  • Fixação de condições preferenciais de prestação de serviços ao abrigo do contrato.

Assistências

  • Criação de pedidos de assistência por cliente, com controlo das condições de validade.
  • Possibilidade de validar os nºs de série dos produtos, condições do contrato, valores em débito, etc.
  • Criação automática de processo por linha de pedido.
  • Registo de múltiplas intervenções por processo.
  • Registo do tempo real por intervenção.
  • Catalogação de intervenções por: tipo de problema, prioridade, origem, etc.
  • Informação permanente sobre o Fluxo de Intervenções associadas a um processo.
  • Distribuição assistida de processos pelos técnicos.
  • Marcação de intervenções externas.
  • Acesso à agenda do técnico.

Consultas e Mapas

  • Listagens de intervenções simples: por cliente, técnico, produto, tipo de problema.
  • Listagens de intervenções compostas: por cliente, técnico, tipo de problema e produto com respectivas combinações (Ex: cliente/tipo de produto, técnico/cliente).
  • Consultas de processos por cliente e por técnico, produto e estado.
  • Alertas de processos em atraso, contratos caducados, processos não agendados, produtos (equipamentos) com manutenção prevista/atrasada.

Estatísticas

  • Múltiplas análises estatísticas sobre os custos das intervenções e processos: em valor ou duração, por técnico, cliente, produto e tipo de problema.
  • Análise de custos reais, imputados ao cliente, contrato, empresa ou garantia.
  • Análise de rentabilidade de contratos.
  • Visualização instantânea de processos por cliente, por técnico, tipo de problema, prioridade, antiguidade, atrasados e agendados.

Questões Frequentes

  • Gestão simplificada de base de dados de Questões Frequentes.
  • Através de um assistente, o responsável pode criar novos temas e incorporar com facilidade as sugestões dos técnicos.

Gabinetes

Desenvolvido especialmente a pensar nos Gabinetes de Serviços de Contabilidade, a Gestão de Gabinetes PRIMAVERA permite planear e registar todas as tarefas executadas pelos funcionários de um gabinete.

A partir do seu escritório, o utilizador pode executar um conjunto de funcionalidades das aplicações, em simultâneo para um conjunto de empresas, optimizando e rentabilizando o trabalho.

Ao responsável do gabinete, o produto oferece um elevado conjunto de quadros e mapas estatísticos, bem como uma visão integrada sobre os clientes a quem presta serviços. É uma ferramenta imprescindível para a boa gestão e planeamento de tarefas de um gabinete.

Operações em Lote

  • Criação e configuração de operações em lote, isto é, funcionalidades das aplicações PRIMAVERA que podem ser executadas em simultâneo para o conjunto de empresas indicadas pelo utilizador.
  • Execução de uma ou de várias operações em lote.
  • Relatórios da execução de cada operação em lote e histórico de execuções.

Tarefas

  • Registo de tarefas executadas por um funcionário, por empresa/cliente e tipo de tarefa;
  • Registo automático de custos associados à execução da tarefa;
  • Registo rápido de tarefas a partir das aplicações PRIMAVERA, utilizando a Barra de Tarefas.

Clientes

  • Caracterização do cliente e Técnico de Contas responsável;
  • Identificação da avença;
  • Sistema integrado de criação da empresa no sistema PRIMAVERA, directamente da Gestão de Gabinetes;
  • Sincronização dos dados do cliente, com a Ficha da Empresa, no
  • Administrador.

Facturação de Custos Adicionais

  • Registo de custos adicionais a facturar ao cliente (não incluídos na avença);
  • Indicação do funcionário que está na origem do custo a debitar;
  • Possibilidade de usar chaves de repartição de custos, para afectar um determinado custo a vários clientes/empresas;
  • Possibilidade de gerar a facturação, no módulo comercial, dos custos adicionais.

Gestão de Contratos

  • Identificação dos artigos que constituem a avença de um cliente;
  • Módulo de geração automática dos documentos referentes à avença, no módulo comercial.
  • Possibilidade de definir mais do que um contrato para o mesmo cliente;
  • Período de facturação flexível (ex. mensal, trimestral);
  • Possibilidade de anexar documentos ao contrato (ex. minuta do contrato);

Estatísticas

  • Estatísticas mensais de tarefas e custos (mão de obra, outros custos, proveitos, etc.) totalmente configuráveis e possíveis de extrair por funcionários, tipos de tarefas, clientes/empresas e tipos de custo;
  • Painel estatístico de clientes/empresas totalmente configurável e possível de extrair por empresa(s);
  • Informação de número de movimentos e documentos introduzidos, dados fiscais e legais, parâmetros de cada exercício em cada aplicação, etc;
  • Estatísticas mensais de funcionários sobre tarefas (duração e custo) possíveis de extrair por funcionários, tipos de tarefas, empresas e origens;
  • Estatísticas sobre a rentabilidade do Gabinete de cada cliente individualmente.

Obrigações

  • Obrigações tipo – possibilidade de gravar calendários de obrigações de acordo com os serviços tipo prestados pelo gabinete;
  • Obrigações por empresa – possibilidade de definir para cada cliente/empresa as obrigações (legais, fiscais ou outras) e respectivas datas de início e fim;
  • Possibilidade de mudança automática do estado de uma obrigação ao terminar a execução de uma tarefa;
  • Acesso ao histórico dos estados pelos quais uma obrigação passa desde o seu inicio até ao seu término;
  • Obrigações em atraso por empresa, funcionário e data.

Consultas

  • Consultas de tarefas por data, cliente/empresa, tipo de tarefa, funcionário e aplicação origem do registo da tarefa.
  • Consulta de obrigações por data, cliente/empresa, tipo de obrigação e estado.
  • Consulta de custos adicionais registados ao cliente/empresa.
  • Consulta por data, funcionário e cliente/empresa.

Gestão de Horários

  • Definição de diferentes horários definidos em números de horas diárias por cada dia da semana;
  • Histórico de horários por funcionário;
  • Controlo por equipa, departamento e funcionário dos desvios entre o total de horas reportadas (somatório das horas das tarefas) e o número de horas disponíveis (dadas pelo horário).
  • Análise dos desvios por dia ou mês.
  • Possibilidade de iniciar uma nova tarefa sem finalizar a tarefa em curso.
  • Possibilidade de indicar o elemento ou elementos responsáveis por cada equipa.

Registo de dados Históricos

  • Os dados relevantes para consultas e estatísticas sobre dados históricos são guardados. No registo de cada tarefa é guardado o custo unitário do funcionário e o valor dos serviços (avença) cobrados mensalmente.