Logística Profissional

 

Primavera Profissional – Logística

Vendas, Inventário, Compras, Encomendas e Intrastat

Introdução

Concebida numa lógica de elevada flexibilidade e integração, a Logística estende-se até às necessidades específicas de empresas dos mais variados sectores de actividade. O tratamento de todo o circuito comercial das empresas é assegurado por áreas que se interligam entre si de forma harmoniosa: Vendas, Compras e Inventários.

A procura de soluções cada vez mais avançadas e produtivas em áreas como a gestão de stocks e de armazéns, tratamento de preços e de custos, gestão das ecotaxas, cores e tamanhos e Facturação Electrónica, assim como a aposta na flexibilização crescente dos fluxos documentais e logísticos suportados fazem da área Logística do ERP PRIMAVERA o produto ideal para organizar o sector da logística das empresas.

A Logística integra ainda o módulo de POS, destinado a empresas com vendas ao balcão, preparado para funcionar de forma autónoma, em redes locais e em organizações com múltiplas filiais.

A grande flexibilidade com que se definem e se utilizam os documentos e tabelas de apoio permite implementar o circuito documental adequado às necessidades das empresas, evitando a introdução repetitiva da informação em múltiplas fases do seu tratamento. Por outro lado, a utilização do VBA, conjugada com a possibilidade de criar novos campos e tabelas, bem como definir novos mapas, permite fazer face às mais particulares necessidades de cada empresa.

Vendas / Compras

Caracterização:

  • A utilização de regras de descontos/preços por escalões em quantidades ou valores, sempre associados a intervalos de datas definidos pelo utilizador, permitem uma gestão eficiente das listas de preços da empresa.
  • Interligação de fluxos documentais com a utilização de documentos internos, permitindo um conjunto infindável de cenários de utilização quer no fluxo de documentos, quer no fluxo logístico.
  • Tratamento de IVA aprofundado com tratamento de IVA não dedutível, pró-rata e locais de operação.
  • Inversão do Sujeito Passivo do IVA, para os casos em que compete ao adquirente cumprir todas as obrigações decorrentes da sujeição a imposto das prestações de serviços, incluindo a de liquidação e entrega do imposto (IVA).
  • Factura Electrónica permite a emissão, a recepção e integração automática de documentos com o valor legal do documento impresso.
    Tratamento de câmbios avançado em todos os módulos.
  • Moradas alternativas.
  • Tratamento de adiantamentos e sua ligação à conta corrente do cliente.
  • Tratamento de Encargos nas compras, com imputação de custos adicionais ao stock movimentado.
  • Multi-moeda.
  • Tratamento de idiomas.
  • Preços diferentes por Cor/Tamanho, com utilização de artigos com o máximo de três dimensões na sua definição.
  • Códigos de barras por fornecedor.
  • Tratamento de orçamentos.
  • Vendas e Compras com IVA incluído.
  • Rastreabilidade de movimentos, permitindo conhecer todo o histórico de movimentação a partir de um ponto qualquer do fluxo documental ou logístico.
  • Organização dos documentos por séries com controlo de datas válidas, permissões.
  • Tratamento de Unidades de movimentação em todos os movimentos logísticos.
  • Recepção e Conferência de Compras.
  • Reserva de stock no momento das encomendas de Clientes.
  • Apoio à encomenda a fornecedor em função do stock disponível e das encomendas em carteira, orientado a critérios de controlo e reaprovisionamento definidos por armazém.
  • Múltiplos mapas de análise.

Gestão de Inventário

Caracterização:

  • Gestão de lotes suportando a rastreabilidade na movimentação.
  • Tratamento de nºs de série, com suporte à criação automática de série.
  • Controlo de stocks pelos estados (disponível, reservado).
  • Unidades de Medida não lineares (ex. m2, m3,…) e totalmente configuráveis.
  • Movimentação Interna ou Transferências entre armazéns.
  • Produção/consumo automático baseado em ficha de composição do artigo.
  • Valorização ao Preço de Custo Médio ou Standard, com critério geral ou ao armazém.
  • Tratamento de dimensões (cores/tamanhos) com a possibilidade de usar até 3 níveis.
  • Gestão de Localizações de Armazém, com geração automática de localizações baseada na estrutura pré-definida do armazém.
  • Vários códigos de barra por artigo, tratamento de códigos de barra especiais (pesos e valores).
  • Inventários Físicos, com possibilidade de contagem por terminais.

POS

Caracterização:

  • Gestão de vendas ao balcão (tratamento de dimensões; possibilidade de ter mais do que um talão de vendas aberto em cada momento; pagamentos em múltiplos modos; acesso à ficha do cliente; mudanças de vendedor; suspensão e recuperação de talões; Cod.Barras)
  • Configuração do posto, desde comandos disponíveis, operações acessíveis, atalhos para comandos e artigos (PLU’s), bloqueio automático.
  • Integração com Periféricos (ex. gavetas, impressoras, scanners, balanças).
  • Estatísticas (para além das estatísticas da Gestão Comercial, com este módulo é possível aceder a informação sobre a actividade de cada caixa, movimentos efectuados, vendas, rentabilidade).

Tecnologias de Transacção Electrónica

O módulo de transacções electrónicas possui duas vertentes: Facturação Electrónica e Serviços Bancários On-line

Facturação electrónica

Com o recurso à factura electrónica, as transacções financeiras e logísticas passam a ser efectuadas electronicamente através da Internet, com benefícios imediatos para o emissor e receptor, designadamente:

  • A redução de custos e tempo associados ao processamento de facturas;
  • Diminuição de falhas no envio; optimização da gestão e controlo das transacções;
  • Facilidade de consulta e arquivo de facturas
  • Maior segurança e transparência nas transacções.

Serviços Bancários On-line

Através deste módulo é possível, através de uma ligação on-line do ERP ao Banco, consultar saldos, movimentos e efectuar a respectiva reconciliação bancária automática.

O módulo permite, ainda, realizar pagamentos por transferência bancária, que poderão ser despoletados automaticamente através do envio de um ficheiro do tipo PS2, completamente on-line com as entidades bancárias que suportarem este processo.

A integração on-line com sistemas bancários permite executar operações sobre o retorno do banco (feedback), como por exemplo, reverter liquidações a fornecedores que não puderam ser processadas pelo mesmo

Mobile Sales

Com a disponibilização do PRIMAVERA Mobile Sales, a PRIMAVERA aposta mais uma vez na oferta de uma solução inovadora, capaz de introduzir um novo dinamismo ao seu negócio.

Direccionado para as empresas que actuam na área da Pré e Auto-Venda, o PRIMAVERA Mobile Sales é uma solução integrada de mobilidade que alia a tecnologia dos PC´s de bolso (PDA’s e PDT’s) às potencialidades de um software que integra com o ERP PRIMAVERA.

Com esta solução de automação de vendas, os colaboradores da sua empresa poderão, nas suas deslocações aos clientes, efectuar encomendas e imprimir de imediato um comprovativo para entrega ao cliente ou efectuar uma venda e emitir a respectiva factura. A implementação do PRIMAVERA Mobile Sales permitirá às empresas do sector das vendas e distribuição uma optimização de custos, através de um planeamento e controlo eficaz da actividade de cada vendedor, evitando visitas desnecessárias ao escritório da empresa, para actualizar informação sobre artigos/preços e para efectuar a transcrição de encomendas.

A redução/eliminação de erros de transcrição de encomendas contribui para uma melhoria dos prazos de entrega de encomendas e consequentemente para a melhoria do serviço prestado aos mesmos.

A sua adaptação a necessidades específicas, tais como a configuração da impressão gráfica, definição de rotas, gestão de reclamações e mensagens, permitem ao comercial uma autonomia para todas as tarefas importantes fora do escritório.

Back-office

  • Parametrização das permissões e privilégios dos vendedores e de cada documento por vendedor (ex. permissão para alterar preço e desconto; para imprimir; para alterar documentos, etc).
  • Controlo e definição das rotas dos vendedores (é possível definir uma rota para cada vendedor; definir frequências de visitas a clientes; obrigar o vendedor a justificar o facto de não ter visitado um cliente incluído na rota definida; etc.
  • Parametrização de documentos.
  • Definição de PVP cliente a cliente.
  • Definição e controlo de regras excepcionais de crédito.
  • Criação de alertas para vendedores (sugerindo a venda de determinado produto; relembrando uma campanha em curso; etc.).
  • Configuração dos PDA’s.
  • Gestão de Logs de integração.

PDA

  • Gestão de Clientes.
  • Visualização e controlo do stock existente.
  • Consulta das últimas compras do cliente, com possibilidade de filtrar os artigos que pretende visualizar e de imprimir a listagem de stock.
  • Visualização da listagem de pendentes do cliente com a possibilidade de impressão.
  • Bloqueio/Desbloqueio dinâmico do crédito do cliente no caso de ter/pagar documentos em divida, quer pelo montante, quer pelo número de dias vencidos.
  • Apoio à venda através da sugestão de produtos de campanha (ou outros) e de encomendas anteriores (“venda rápida”).
  • Possibilidade de inserção de comentários nos relatórios de visita e nos documentos.
  • Possibilidade de preencher campos de carga/descarga, modo de expedição, registo de quilómetros, matrícula para Auto-Venda.
  • Realização de acertos no valor final do documento (limitados a um determinado nível ou realizados de forma manual, caso o vendedor tenha permissão para o efeito).
  • Suporte a vários tipos de documentos (Encomenda, Factura, Nota de Crédito, Guia de Transporte), bem como a documentos de liquidação (Recebimento, Recebimento de Venda a Dinheiro, etc.).
  • Registo de todos os meios de pagamento utilizados num
  • Recibo/Recebimento de Venda a Dinheiro (possibilidade de registar o número do cheque, data, banco e valor).
  • Emissão dos recibos.
  • Ligação a impressoras portáteis, com possibilidade de impressão standard ou impressão gráfica. Esta última permite uma maior flexibilidade no layout dos documentos, podendo ser configurada à medida das necessidades.

Gestão de Reclamações e de Mensagens, permitindo uma comunicação efectiva entre o vendedor e outras áreas administrativas da empresa sem necessidade de deslocação.